Inteligência Emocional

Dentre as diversas competências comportamentais exigidas no mercado de trabalho e nos relacionamentos a IE – Inteligência Emocional tem sido a “bola da vez”.

Se analisarmos o tumultuado cenário econômico e as pressões que sofemos no dia a dia de trabalho e de relacionamento pessoal vamos perceber que há momentos nos quais desejamos “largar tudo” e ir embora.  É aí que entra a inteligência emocional.

De acordo com o site da SBIE – Sociedade Brasileira de inteligência Emocional, “uma das principais formas de desenvolver sua Inteligência Emocional é praticando a autopercepção. Perceba de que forma suas emoções se comportam ao longo do seu dia e, cada vez que detectar uma alteração positiva ou negativa, tente identificar o que aconteceu momentos antes da alteração. De preferência anote como você se sente e o que ocorreu.” Ou seja, nossas emoções são acionadas por gatilhos que podem ser internos ou externos.

Conforme Rodrigo Fonseca do SBIE sempre que não paramos para contar até 10 e pensar sobre qual seria a ação coerente para cada momento, acabamos deixando as emoções agirem, e se essas emoções não estiverem “calibradas” podemos ter comportamentos indesejáveis como: gritar com outra pessoa, responder de forma agressiva, ou agir de forma infantil.

Então é superimportante se conhecer, identificar o seu limite, ponderar sobre a melhor atitude e estar no comando das suas emoções. Ter uma visão positiva e otimista, além do bom humor, ajudará você a ser um profissional com IE.

Para saber mais sobre Inteligência Emocional visite o site da SBIE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s